Globalmente, existem inúmeros utilizadores de plataformas de Redes Sociais. Importa numa óptica de negócio identificar os perfis desses utilizadores, quando elabora a estratégia de comunicação da sua Organização\ao ou dos seus Clientes.
Foi publicado um trabalho recentemente pela Catherine Murray, que agrupa os principais perfis em 12 grandes grupos de personalidade.
1. O Novato / The Newbie
Este grupo é facilmente identificado, por norma estes utilizadores, aderiram recentemente a uma plataforma de Redes Sociais e denotam na sua interacção com a mesma, dificuldades operacionais e mesmo ao nível de etiqueta.
Este grupo aprecia tolerância e essencialmente apoio, são por isso receptivos à uma correcta e ponderada abordagem por parte de outros utilizadores mais experientes .
Essa ajuda pode ser uma excelente alavanca para reforçar a presença da sua organização no seio do grupo em que pretende se afirmar.
2. Procuram Status / The Status Seeker
Este grupo está fortemente orientado para aquisição do maior número de seguidores/amigos e compara constantemente as suas estatísticas com outros Seguidores.
Eles tendencialmente evitam conversas profundas, estão claramente orientados em conquistar seguidores populares, divertidos e com actualizações inteligentes. Este grupo é engenhoso e inteligente na elaboração das suas abordagens para conseguirem o maior número de seguidores.
3. Mencionam o Nome / The Name Dropper
Este grupo (Mencionam o Nome / The Name Dropper) está intimamente relacionado com os membros do grupo “Procuram Status / The Status Seekers”,e procuram conquistar popularidade mencionando ou comentando sobre os perfis de pessoas influentes ou importantes. Eles são movers e shakers e sabem onde estão as melhores festas, a quem telefonar e o que fazer. Eles não respondem ou o seguem de volta terem a certeza que têm algum valor para eles como “amigo”.
4. O Serial Linker / The Serial Linker
Este grupo de utilizadores limitam-se a enviar centenas de post com links para páginas na web que são em grande parte interessantes e pertinentes Segundo a opinião dos próprios. Provavelmente, alguns dos post que são partilhados não são previamente lidos.Serial Linkers são super-participantes e são vistos habitualmente a fazer retweets ou copiando posts de outros utilizadores, não adicionando nada de original.
5. O Convencido sem Pudor / The Unashamed Self-Promoter
Essas pessoas são fantásticas no que fazem e adoram falar sobre isso o tempo todo. Eles usam as Redes Sociais constantemente para auto-reconhecimento do seu excelente trabalho. Uma certa dose de confiança é saudável e positiva, mas exibir-se na “cara” dos outros utilizadores não é a forma mais correcta.
6. O Furo / The Bore
Ressona não tem nada melhor para fazer do que se fazer de importante, actualizando o mundo em cada minuto de sua vida diária. Fulano de Tal “está fora de lojas”, ou “tomar chá na cama” … Sério, ninguém se importa. Muitas vezes os seus posts dar informações de forma demasiada (ninguém quer saber quando você vai para o banheiro ou o seu querido cachorro acaba vomitou no carpete), e Bores muitas vezes desempenham a atenção das vítimas e procura de ajuda ou de formas que são flagrantemente egoísta e rude.
7. O Guru / The Guru
O Guru é um ícone das Redes Sociais – são os membros que mais sabem sobre a forma como funcionam as Redes Sociais e como faze-las trabalhar para Si. Um “Deus“ entre os geeks, essas pessoas são seguidas pelos puristas e servem como exemplo, que serão apreciados e colocados em prática.
8. O Fã Obcecado / The Obsessed Fan
Essas utilizadores usam as Redes Sociais para acompanhar cada movimento, das celebridades e de outras pessoas famosas. Eles estão constantemente actualizar os seus perfis com posts sobre as celebridades favoritas, e a interagir com os feeds Oficiais para tentar provocar uma resposta pessoal a partir delas.
9. A inspiração Seeker / The Inspiration Seeker
São o grupo de utilizadores que procuram através das Redes Sociais inspiração criativa e/ou intelectual. Passam o seu tempo a ver e ouvir e dificilmente interagem. Estes utilizadores optam por seguir outros utilizadores ou optam por tornar-se fãs de páginas que acham interessantes ou inspiradores.
Usam as Redes Sociais principalmente para reunir informações e ideias, não adicionam muito valor na sua presença online, são principalmente espectadores.
10. Os Pessimistas/ The Hater
Os Haters usam as Redes Sociais de forma negative e passam o tempo a comentar de forma negativa sobre opiniões ou ideias de terceiros. Eles são bastante críticos e por vezes arrogantes, procurando faze-lo de forma intelectual, mas não de forma construtivas, passando a maior parte do seu dia lamentando-se e arrastando os restantes membros/participantes com eles. Muitas vezes são vistos a participar na secção dos comentários dos artigos e blogs.
11. O Rebelde / The Rebel
Oa Rebeldes vai despender uma quantidade considerável de tempo e energia tentando minar as organizações e pessoas em busca de benefícios comerciais. Na opinião da Catherine Murray estes Rebeldes são muitas vezes os Jornalistas, os puristas das Redes Sociais a demonstrar liderança no desenvolvimento de novas tecnologias.
12. O Socialiiser / The Socialiser
Os Socialisers conseguem forte partido das Redes Sociais e das suas funcionalidades. Eles estão focados em manter as relações e conexões que realizaram on-line (tanto pessoal como profissional). Os Socialisers tendem a ser interativos e contribuem com conteúdo significativo numa base regular. Eles inserem posts abertos sobre a sua vida, podendo ser algo aborrecidos e por vezes evitáveis.
Fonte: 12 social media personality types to look out for By Catherine Murray
Filed under: Social Media (PT) Tagged: Personalidades, Redes Sociais
